Escuro Luz

Garantia de Drones e outros Produtos Deixe um comentário

Fique ligado, treine com seu produto

Drones são produtos de difícil pilotagem/uso, desde aquele drone menor, até aquele com GPS, Gimbal e etc. Os com mais funções, são muitas funções para assimilar no momento rápido de uma batida iminente, como, por exemplo o drone está sem força para voltar devido a um vento no alto (que ocorre muito), você ter que lembrar de aumentar a velocidade, naquele momento de euforia, pode ser um pouco complicado.

Mas veja, tudo isso pode ser desmistificado, com treino, a boa e velha prática!

Antes de se aventurar com um produto que você mesmo tem que ter consciência se realmente tem a habilidade, treine, teste suas habilidades, coloque o drone na velocidade 1, após 2, após a velocidade 3 e seja sincero consigo mesmo se está pronto para se aventurar em alturas maiores com o drone, ou se é melhor dar um passo para trás, treinar em local aberto, e primeiro entender cada velocidade do produto, cada função como funciona (como a de calibra-lo) e, aos poucos subindo e entendendo seu funcionamento, assim certamente você não terá problemas, ou aquela famosa alegação de todo iniciante em drone: “não sei o que aconteceu, ele perdeu o controle” rs.

Garantias

Aqui vamos falar da garantia de 7 dias, 3 meses e ainda a garantia oferecida apenas em nossa loja para todos nossos clientes, a de assistência técnica especializada.

Prazo de 7 dias

Lembre-se, o Direito do Consumidor resguarda exatamente o próprio, conforme o art. 49 do Códex, o Consumidor tem o prazo de 7 dias para realizar a devolução do produto por mera desistência e vamos ainda um pouco mais longe, o Consumidor também tem o prazo de 3 meses de garantia para qualquer defeito de fábrica apresentado no produto, mas devendo seguir seus critérios e a boa-fé.

Entendo melhor o prazo de 7 dias!

Agora vamos lá, os 7 dias podem ser utilizados por mera desistência, isso porque a compra foi online, não teve aquele momento presencial na loja física, de verificar o produto, olhar para ele e dizer “é esse”, logo, o legislador pensou exatamente nisso e resguardou o consumidor em toda compra fora da loja, é o que diz o próprio artigo, mas calma lá, um passo para trás, é um prazo para resguardar esse ponto de que a compra não foi em loja física, tão logo, o Consumidor não pode adquirir um produto ou drone, por exemplo usar, avariar, como arranhar, bater, deixar marcas de uso profundas e querer devolver alegando o artigo 49 do CDC.

Isso vai além até do “risco do negócio”, pois o Consumidor estaria utilizando o positivismo de má-fé, apenas para se beneficiar, em devolver um produto avariado por ele mesmo. Inclusive sendo pacifico em cortes Brasileiras que a avaria, o mau uso pelo consumidor surge a perca da garantia do produto:

Ementa APELAÇÃO. AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS E MATERIAIS. RELAÇÃO DE CONSUMO. AUTORA QUE ALEGA DANO NO APARELHO CELULAR APÓS ALGUNS MESES DE USO. LAUDO TÉCNICO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA QUE CONSTATOU QUE DANOS FÍSICOS, OCASIONADOS PELO MAU USO DO PRODUTO, O QUE GERA A PERDA DE GARANTIA DO MESMO, FATO QUE AFASTA A GARANTIA CONCEDIDA NO ATO DA COMPRA. EXCLUSÃO DO NEXO DE CAUSALIDADE POR CULPA EXCLUSIVA DA AUTORA. INEXISTÊNCIA DE FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO, BEM COMO DO DEVER DE INDENIZAR.AUTOR INSTADO A SE MANIFESTAR EM PROVAS SE MANTEVE INERTE.Manutenção da sentença de improcedência. Recurso a que se nega provimento, nos termos do voto do relator.

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ

Obs: nesse mesmo prazo de 7 dias, também pode ser solicitado a troca do produto por outro, por mera desistência também, claro, seguindo o já dito anteriormente, ou ainda solicitado a assistência.

Prazo de 3 meses

O prazo de 3 meses, recai no mesmo pensamento da boa-fé, só que para defeitos de fábrica por exemplo. Veja, no prazo de 7 dias você poderá simplesmente devolver o produto ou trocar, por mera liberalidade! Já após esse prazo não há mais essa condição, pois já teve um ótimo período para verificar e analisar se realmente era o que queria. Mas, ainda assim, caso o produto tenha algum defeito de fábrica, poderá nos contatar informando o problema.

Mas lembre-se, defeito de fábrica surgem por defeito interno do produto, mas se houve batidas no drone, é só termos bom senso, que aquele produto está avariado e poderá a qualquer momento parar de funcionar um motor. Vamos entender o seguinte:

O drone funciona com motores em alta rotação certo? (é isso que faz ele voar)

Se houver batidas, o motor lá dentro trava e, se ele não roda, (agora vamos falar de física), a energia se transforma em calor, calor passando no próprio motor, engrenagens, fios, placa, bateria, o que pode danificar qualquer uma dessas peças no momento da batida, ou após, pois veja, mesmo que o drone não parou exatamente naquela batida, mas concorda que já danificou? Já houve uma avaria forte que provocou todo esse processo e que pode parar a qualquer momento, mas isso devido a avaria e mau uso do produto.

Obs importante: mesmo com protetores de hélice, batidas ainda podem avariar o produto, os protetores ajudam a proteger, não deixam o produto “impermeável a danos” 😦 .

MAS CALMA, ainda assim, nossa loja oferece para os clientes a garantia de assistência técnica especializada, isto é, se você bateu o produto, ele não precisa ser descartado por não achar alguém que o arrume, só nos contatar, que vamos oferecer a manutenção com o melhor preço para você.

 

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